As UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Armindo Guazzi, na zona leste, e do Vivi Xavier, na região norte, vão abrir nesta quarta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, para atender exclusivamente os casos de dengue. Os postos vão funcionar das 7h às 19h, fazendo, principalmente, o estadiamento dos pacientes, que é o acompanhamento das pessoas com a doença ou suspeita.

“As demais unidades, por conta do feriado, estarão fechadas. É natural que as pessoas que fazem o acompanhamento e monitoramento busquem as unidades que vão ficar abertas, que são a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Sabará e o posto do Ouro Branco. Para evitar que haja uma grande demanda nessas duas unidades, ampliamos a capacidade de atendimento no feriado”, explicou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.

LEIA TAMBÉM: Dia do Trabalhador: confira o funcionamento dos serviços municipais

Segundo Machado, os postos são de fácil acesso, o que foi avaliado na decisão. “São duas unidades com estrutura física que possibilita um grande número de pessoas sendo atendidas, o que permite fluidez e agilidade”, ressaltou.

Atualmente, a UPA Sabará e a UBS do Ouro Branco são apenas para os casos de dengue, 24h por dia e das 7h às 23h, respectivamente. Segundo Machado, por enquanto, não existe previsão de destinar um terceiro local para o atendimento exclusivo. “O que observamos é que uma estagnação nos novos casos. Entretanto, os casos notificados são monitorados por dez dias, ou seja, as pessoas voltam nas unidades diariamente e estes pacientes acumulados trazem, em alguns momentos, tensionamento ao sistema. Mas em números absolutos não estamos vendo a necessidade de ampliação da rede”, afirmou.

A cidade tem neste ano 40.311 notificações para a doença, com 16.480 confirmações, 8.759 registros descartados e 15.072 em análise. Vinte e três pessoas morreram.