São Paulo - A tenista brasileira Bia Haddad Maia, 27, 14ª no ranking da WTA (associação de tenistas profissionais), se despediu nesta terça-feira (30) do WTA 1.000 de Madri. Ela começou melhor a partida contra a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, mas foi derrotada nas quartas de final do torneio por 2 sets a 1 -parciais de 4/6, 6/0 e 6/2.

No histórico de confrontos contra a líder do ranking mundial, agora são três vitórias da polonesa e apenas uma da brasileira -Haddad Maia venceu Swiatek em agosto de 2022, no WTA 1.000 de Toronto.

Apesar da derrota, foi a melhor campanha em um torneio desse nível na temporada da tenista brasileira, que deve subir ao menos uma posição no ranking. A última vez que ela havia alcançado a fase quartas de final de um WTA 1.000 havia sido em Roma, em maio de 2023.

Após o melhor ano da carreira em 2023, a melhor tenista brasileira da atualidade iniciou 2024 com o título de duplas do WTA 500 de Adelaide, na Austrália, ao lado da norte-americana Taylor Townsend.

Haddad Maia também avançou até as semifinais do WTA 500 de Abu Dhabi, no resultado mais expressivo na chave de simples em 2024 até a campanha no saibro de Madri.

A brasileira engatou, contudo, uma série de eliminações precoces nos principais torneios em que participou nos primeiros meses do ano -caiu na terceira rodada do Australian Open, o primeiro Grand Slam do calendário, e foi eliminada na mesma fase no WTA 1.000 de Indian Wells e Miami.