Após a eliminação no Campeonato Paranaense, o Londrina comemorou o fato de ter 40 dias para se preparar para a disputa da Série C, a prioridade do clube em 2024. No entanto, um número alto de lesões atrapalhou o planejamento do clube e tem dificultado as escalações do técnico Emerson Ávila.

Calyson voltou a ser titular contra o Ypiringa, mas atacante ainda está longe da boa forma mostrada no Paranaense
Calyson voltou a ser titular contra o Ypiringa, mas atacante ainda está longe da boa forma mostrada no Paranaense | Foto: Reginaldo Junior / LEC

Em um um intervalo de pouco mais de um mês nada menos que nove jogadores ficaram algum período afastado dos treinamentos em razão de contusões, a maioria delas musculares. Para a próxima partida, segunda-feira (6), contra o CSA, no estádio do Café, pelo menos quatro atletas continuam em tratamento e são dúvidas.

Leia mais sobre o LEC

LEC joga mal e é goleado pelo Ypiranga em estreia no Café

Após vexame no Café, Ávila promete reação do LEC na Série C

Durante a inter temporada, três destaques do Paranaense tiveram problemas físicos. Rafael Longuine e Calyson perderam quase um mês da preparação. Os dois conseguiram atuar nas duas primeiras rodadas, mas estão longe da melhor forma física e técnica. Já o volante Riquelmy, também com lesão muscular, segue no departamento médico e não tem previsão de volta.

O lateral Thiago Ennes se machucou na véspera da estreia e não jogou contra o Confiança. Voltou ao time na goleada sofrida diante do Ypiranga. No domingo (28), Daniel Amorim e Pedro Cacho foram cortados no dia do jogo, em razão de dores musculares, e ainda são dúvidas para a partida contra o CSA.

O último a se machucar foi o lateral-esquerdo Geferson. O jogador estreou na última partida, mas ficou em campo apenas 20 minutos, após sentir um problema muscular na coxa. Passaram pelo DM também neste período o zagueiro Luís Felipe e o meia Luiz Gustavo. O zagueiro ainda não voltou a ser relacionado.

Em entrevista coletiva no último domingo, o técnico Emerson Ávila descartou uma possível relação do grande número de lesões com a programação de treinamentos. Para o treinador, as contusões fazem parte do futebol e é preciso saber conviver com elas.

"Realmente, foram muitas lesões musculares, mas não tem nenhum tipo de relação com o trabalho feito na inter temporada. O nosso planejamento é sempre feito com volume e intensidade de forma adequada para não trazer prejuízo ao atleta", apontou Ávila. "Foram situações casuais e as lesões musculares fazem parte da vida do jogador, fazem parte do processo."

Reforço

O Londrina confirmou a contratação do goleiro Elzo, 24 anos. O jogador foi revelado na base do América-MG e jogou por último no Uberlândia. Elzo é a 14ª contratação do clube para a Série C e se junta aos goleiros Artur e Gabriel Félix.