Kyle Fortes, rapper, MC de batalha e artista londrinense, lança nesta terça-feira (30), às 18h30, o EP "Arte ou Violência", expondo nuances entre o rap, o movimento hip hop e as artes marciais. Para endossar seu argumento, o artista se inspira no poeta paranaense - e também judoca - Paulo Leminski. O projeto está disponível em todas as plataformas digitais.

Cada faixa foi pensada com introduções para conduzir a ideia do EP: Fortes utiliza uma reportagem que questiona a chegada das artes marciais no Brasil, como algo possivelmente violento; e também utiliza uma entrevista de Leminski, onde o poeta relaciona o próprio trabalho a um movimento de karatê. Desse modo, Fortes busca evidenciar a dinâmica de dualidade de quem vive e está inserido no Hip Hop. "A gente que participa do movimento tem a visão dele como arte, enquanto para outras pessoas com uma visão estigmatizada, essa junção seria violenta e negativa porque ainda é uma revolta, [o rap] ainda é uma briga por direitos, pela autoestima", explica.

De maneira visceral, Fortes se apropria do boombap e de referências sonoras da Era de Ouro do Hip Hop para dar vida ao projeto: do grupo norte americano Wu-Tang e sua conexão com as artes marciais até os grupos da velha guarda londrinense como 50G, Fim de Tarde, entre outros.

Imagem ilustrativa da imagem Rapper londrinense Kyle Fortes lança EP "Arte ou Violência"

"Arte ou Violência" é a terceira obra do selo e gravadora RECAPS, em parceria com LucasBin, com captação de Eduardo S’Lou. O link para assistir ao EP a partir das 18h30 desta terça (30) é https://youtu.be/_jjLd8CNDfY?si=HdoNMAmGQBLjZQlH