Rio de Janeiro - O Rock in Rio anunciou na tarde desta segunda-feira (29), ao reunir a imprensa na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, um dia com um line-up formado apenas por artistas brasileiros. O Dia Brasil, como o projeto foi batizado, será no penúltimo dia do festival, em 21 de setembro.

Dessa forma, o evento, que comemora 40 anos, vai abrir espaço pela primeira vez para o sertanejo, gênero que será representado por Chitãozinho & Xororó, uma das duplas formadoras do country no Brasil, Luan Santana, que comemora 15 anos de carreira, Ana Castela, a precursora do subgênero chamado agronejo, e Simone Mendes.

O line-up deve ser dividido por gêneros, e durante os shows, com duração média de uma hora e meia, cada artista, dupla ou banda vai cantar uma seleção de músicas que representa o que consideram essencial de sua carreira. Assim, haverá ainda a estreia de artistas que nunca pisaram na Cidade do Rock, como Zeca Pagodinho.

Parte dos artistas escalados para o Dia Brasil ainda farão parte de um projeto do Rock in Rio que reúne nesta segunda-feira cerca de 60 artistas para a gravação de uma canção e um clipe que pregam a união ante a polarização, notadamente política, que divide a sociedade brasileira.

Aos moldes de "We Are the World", gravada em 1985 nos Estados Unidos para arrecadar doações contra a fome na África, a composição é assinada por Zé Ricardo, vice-presidente artístico e curador do Rock in Rio e do The Town.

VEJA O LINE-UP DO DIA BRASIL

Alcione, Ana Castela, Antônio Adolpho, Capital Inicial, Claudio Zoli, Criolo, Djonga, Daniela Mercury, Filipe Ret, Gloria Groove, Hyldon, Jão, Jonathan Ferr,

Kevin O Chris, Leila Pinheiro, Luan Santana, MC Carol, MC Dricka, MC Livinho, MC Ryan SP, Mochakk, Nathan Amaral, Ney Matogrosso, Orquestra Jovem da Sinfônica Brasileira, Pitty, Wanda Sá e Zeca Pagodinho.