A ação Mais Saúde Bucal atenderá 1.135 crianças neste quarta-feira (8), na Escola Municipal Américo Sabino Coimbra e no CEI (Centro de Educação Infantil), localizados na zona norte de Londrina. A iniciativa é um projeto-piloto da secretaria municipal de Saúde e busca promover a ampliação das ações em saúde bucal no ambiente escolar através do PSE (Programa Saúde na Escola).

O atendimento será feito pelas equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde Aquiles Stenghel e Padovani, com o apoio dos agentes comunitários de saúde e a residência multiprofissional da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Será organizada em três etapas. A primeira fase será de educação em saúde bucal, na qual os alunos vão receber kits de higiene bucal e aprender sobre o uso e cuidados na escovação.

A segunda etapa consiste no levantamento epidemiológico de problemas bucais e a aplicação tópica de flúor em casos indicados. Por último, a terceira parte terá a realização do Tratamento Restaurador Atraumático (ART), também nos casos que tiver indicação para tal. "Essa nova técnica de Tratamento Restaurador Atraumático pode melhorar muito a adesão das crianças a tratamentos odontológicos”, enfatizou a diretora-geral da secretaria, Rosilene Machado, sobre a nova técnica aplicada.

LEIA TAMBÉM:

= Público comparece aos postos de saúde para se vacinar contra a gripe

= Sustentabilidade é prática nas escolas municipais de Londrina

Sobre levar essa técnica para dentro das escolas municipais, Machado acrescentou que trata-se de uma ótima estratégia para que o aprendizado seja mais significativo, porque as crianças passam bastante tempo na escola e fazem muitas refeições. “Assim, a criança vai entender a importância da higiene bucal para a saúde dela. Eu acredito ser uma estratégia que vai ter uma repercussão mais ampla e contribuirá para o desenvolvimento de novos hábitos”, disse.

INTERVENÇÃO E PRESERVAÇÃO

O ART é uma técnica baseada no conceito de mínima intervenção e máxima preservação das estruturas dentárias. Tem foco em procedimentos pouco invasivos, atraumáticos, nos quais são utilizadas apenas ferramentas odontológicas simples para a remoção do tecido cariado. Nesses casos, não há necessidade de anestesia e são utilizados materiais adesivos com boa liberação de flúor.

Trata-se de uma técnica com ampla aceitação por crianças, principalmente para pacientes não colaboradores. O ART pode ser considerado uma importante estratégia de controle da cárie, e capaz de contribuir para a melhoria do acesso aos serviços odontológicos e favorecer a abordagem do paciente dentro do seu contexto social. (Com informações do N.Com)