A tragédia provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sulmobiliza os brasileiros de todas as partes do país que se empenham na arrecadação de alimentos e outros materiais essenciais. Em Londrina, a corrente de solidariedade é canalizada em torno de instituições públicas e religiosas, entidades da sociedade civil organizada e empresas privadas que se prontificaram a colaborar, instalando em suas sedes pontos de coleta.

Desde o final de semana, surgiram dezenas deles, em várias regiões da cidade, para facilitar o acesso de quem quer colaborar. Em alguns desses locais, há pessoas disponíveis para recolher as doações de quem não tem como levar.

Neste primeiro momento, a lista de itens necessários para amenizar a situação dos milhares de desabrigados gaúchos é imensa, mas alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, água potável, fraldas, ração para animais e cobertores são prioritários.

A partir desta segunda-feira (6), toda a rede de agências dos Correios no Paraná recebe doações para os flagelados das chuvas. A coleta e o transporte são feitos gratuitamente e serão aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário.

LEIA TAMBÉM:

= Paraná envia mais de 190 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Doações também podem ser entregues em todos os quartéis do Corpo de Bombeiros no Paraná. Em Londrina, são três os endereços (veja lista nesta página). O trabalho solidário do grupamento faz parte da campanha SOS RS, encampada pelo governo do Estado. A prioridade serão alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e de limpeza e colchões. Essa primeira remessa de ajuda humanitária será coletada até a próxima quarta-feira (8) e a logística para fazer todo o material chegar às vítimas das chuvas será coordenada pela Defesa Civil estadual.

“A parte logística fica centralizada em Curitiba e é a Defesa Civil que vai coordenar o transporte para a coleta em todo o Estado e depois, para levar ao Rio Grande do Sul”, explicou o sargento do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Londrina, Reno Augustus Pereira Pugin.

COM URGÊNCIA

A campanha de arrecadação do Corpo de Bombeiros conta com a adesão do CTG (Centro de Tradições Gaúchos) Rincão Sulino, em Londrina. Entre esta segunda-feira (6) e o próximo sábado (11), a entidade recebe as doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, cobertores e ração para animais. “As pessoas que têm interesse em doar, mas não têm condições de trazer, podem entrar em contato que a gente vai buscar”, disse o patrão do CTG em Londrina, Vilson Luiz Bello. Os telefones de contato são (43) 3336-3113 e (43) 99134-0463. O galpão ficará aberto das 8 às 18 horas.

“A gente vivencia essa tradição e se sentiu na obrigação de ajudar. A maioria que frequenta o CTG é sócio que tem parentes residentes nos pontos mais afetados pelas chuvas”, destacou Bello. “Esperamos arrecadar o máximo possível e com urgência. A situação está complicada e parece que nesta semana voltam as chuvas fortes.”

A Defesa Civil municipal ingressou na corrente solidária e disponibilizou três pontos de arrecadação de donativos. Na sede administrativa da GM (Guarda Municipal), na Base Operacional da GM e na Base Móvel da instituição. As doações devem ser encaminhadas até um desses três locais até esta quarta-feira.

A unidade Londrina da Ceasa-PR (Centrais de Abastecimento do Paraná), em parceria com seus permissionários, produtores rurais, colaboradores e usuários também iniciou uma campanha de arrecadação de agasalhos e alimentos não perecíveis. A arrecadação também vai até quarta-feira e, segundo a gerência da unidade, uma empresa de transportes se prontificou a encaminhar os produtos até o Rio Grande do Sul sem custo.

Encontre o ponto de doação mais perto de você:

Correios

Agência Central – Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 246

Rodovia Celso Garcia Cid, 900

Rodovia Celso Garcia Cid, 377 - Catuaí Shopping

Avenida Arthur Thomas, 2310

Avenida Higienópolis, 1070

Avenida Tiradentes, 1241 - Shopping Com-Tour

Rua Quintino Bocaiúva, 509

Avenida Duque de Caxias, 780

Rua Pernambuco, 21

Rua Guaporé, 787

Avenida Duque de Caxias, 2339

Avenida Dez de Dezembro, 1830

Rua Bahia, 310

Avenida Maringá, 813

Avenida Maringá 2631

Rua Capitão-do-Mato, 249

Avenida Máximo Peres Garcia, 405

Guarda Municipal

Rua Joaquim de Matos Barreto, 333

Rua São Jerônimo, 281

Base Móvel - Calçadão, esquina com a Avenida São Paulo

Corpo de Bombeiros

Rua Jaguaribe 473

Avenida Saul Elkind, 3205

Avenida Chepli Tanus Daher, 2

CTG

Rodovia Mábio Gonçalves Palhano, após o centro de eventos

Ceasa

Avenida Brasília, 10000