Se depender da disposição dos filhos para presentear, os varejistas poderão esperar um Dia das Mães com um volume bem maior de vendas do que o registrado no ano passado. Sondagem feita pela Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) e Sebrae/PR aponta que 71,9% dos paranaenses não deverão deixar a data passar em branco. O resultado revela aumento significativo em relação a 2023, quando 63,7% dos entrevistados afirmaram ter a intenção de presentear suas mães.

Apesar do aumento de 8,2 pontos percentuais observado entre os consumidores com intenção de presentear suas mães, o tíquete médio teve uma ligeira queda, de 2%, ante o ano passado. Em 2024, os itens mais procurados deverão ficar na faixa de R$ 140. Essa redução é acompanhada por uma alta na busca por presentes com valores de até R$ 100, que representam 36,1% das intenções de compra.

Os varejistas que prepararam seus estoques para atender o aumento da demanda, mas ainda não viram o fluxo de clientes aumentar, não precisam se desesperar. Segundo a pesquisa, a compra do presente deve ficar para os últimos dias. Entre os consumidores ouvidos, 63,4% disseram que vão às compras até uma semana antes do Dia das Mães e 13,6% deixarão para comprar o presente no dia 12.

Perfumes e cosméticos superaram, lideram a preferência dos consumidores, citados por 26,3% na pesquisa. Essa categoria ultrapassou, pela primeira vez, as roupas, bolsas e calçados, que apareceu em segundo lugar, com 24,4%. Em terceiro lugar, ficou o presente em dinheiro, escolhido por 12,4% dos entrevistados.

A sondagem também quis saber dos consumidores sobre a forma de pagamento dos presentes e o resultado mostrou que a maioria não quer se endividar para presentear suas mães. Os pagamentos à vista, no Pix ou cartão, deverão responder por 69,4% das vendas. Ainda assim, essa opção teve queda na comparação com 2023, quando 74,6% disseram que pagariam pelos presentes à vista. "No dia 5 deste mês o Pix, pela primeira vez, ultrapassou a marca de 200 milhões de transações diárias, segundo dados do Banco Central. Da mesma forma, na série histórica da pesquisa, pela primeira vez o Pix foi colocado com a forma preferencial de pagamento (37,9%)", analisou o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, em matéria divulgada no site da entidade.

Quando questionados sobre o local em que farão suas compras para o Dia das Mães, a internet foi apontada por 35,2% dos consumidores paranaenses, seguida dos shopping centers (30,9%). O comércio de rua aparece em terceiro lugar, com 20,2% dos consumidores - 19,5 pontos percentuais a menos do que em no ano passado. Pela primeira vez na série histórica as lojas físicas não ficaram em primeiro lugar.

"Treinar a equipe de atendimento, garantir diferentes meios de pagamento que facilitem a compra, são pontos importantes, além de investir na experiência do consumidor. Também vale criar um posicionamento da marca no ambiente digital, como em redes sociais, e-commerce e marketplaces. Isso tudo auxiliar a garantir uma boa reputação, pode gerar indicações dos clientes e incentivar a volta em outros períodos do ano", disse o gerente de Competitividade Setorial do Sebrae/PR, Weliton Perdomo.

A sondagem foi feita entre os dias 28 de março e 4 de abril de 2024, com 370 paranaenses.