Dançar conforme a música é considerado uma virtude. É saber se adaptar às mudanças e ou adversidades. A expressão popular ensina ainda que é fazer as coisas conforme o contexto pede. Pois, bem. Então é Natal, a pandemia não cessou e, nesse caso, até o Papai Noel entrou na lista das restrições, adaptou-se às regras impostas, mas não saiu de cena. O cenário tradicional colocava o bom velhinho nos shoppings e praças em uma poltrona majestosa, trajes à altura e além de contar como havia se comportado o ano todo, as crianças que iam a ele sentavam-se na cadeira, davam abraço, faziam pedidos, entregavam cartas e ganhavam mimos como balas, pirulitos e surpresas criadas pelos idealizadores do evento. Neste ano, não pode abraço, não pode contato. A saída encontrada para o evento foi usar da tecnologia para manter a proximidade com o Papai Noel, neste período tão esperado por tantos.

O jornalista Roberto José Francisco atua como Papai Noel desde 2016. "Começou por acaso. Minha esposa tem uma agência de eventos e na falta de um papai noel para um shopping, olharam para a minha barba e perguntavam se eu topava, topei". Num primeiro momento, Francisco conta que ficou bastante apreensivo, pois sabia da responsabilidade de assumir esse papel. "Será que vou conseguir?", questionou-se. "Sei que é uma relação mágica e que faz parte do imaginário da criança e felizmente posso dizer que foi o melhor presente que ganhei, pois é uma experiência muito rica, afetuosa, de magia. É um trabalho que não cansa e ainda recebemos uma energia muito boa e você só entende essa magia quando conversa com as crianças", conta.

No Londrina Norte Shopping Papai Noel atende as crianças ao vivo, direto do Polo Norte.
No Londrina Norte Shopping Papai Noel atende as crianças ao vivo, direto do Polo Norte. | Foto: Divulgação

Com a barba natural em dia, eis que o Papai Noel partiu para o plano B. "Devido à pandemia, eu não pude viajar, estou no Polo Norte e graças à tecnologia, posso atender pedidos, ouvir as crianças e conversar com elas", explica. No Londrina Norte Shopping Norte, onde o público pode ter contato com Francisco, há opção de agendamento ou quem estiver no shopping pode procurar os duendes e eles conduzem a família até o local onde é possível se comunicar com Noel. "É diferente. Não temos o contato pessoal. Apesar disso, mesmo de forma remota, é muito bom. Talvez outras gerações podem estranhar, mas para as crianças de menos idade, a versão digital não chegou como um recuo, mas algo natural dentro de uma realidade que estamos vivendo", argumenta.

Conforme Francisco, a interação acontece de verdade. "As crianças contam seus sonhos, demonstram vergonha, encanto e, embora o abraço faça falta, o Natal para eles não ficou com menos brilho e nem menos alegria". Diante da emoção das crianças e familiares, Francisco considera muito positivo lançar mão da tecnologia e conseguir suprir e criar essa alternativa". No tête-à-tête com a tela, as crianças continuam provando que acreditam em Papai Noel, se emocionam diante da figura marcante e fazem revelações pessoais. "Precisa ter muita responsabilidade, é um momento precioso para cada um que se coloca diante do Papai Noel e valorizo muito isso", reforça. Agendamentos para falar com o Papai Noel podem ser feitos através deste site

Mensagem gravada e pose para selfie

Durante carreata da Acil, Valdenir Paz pode ter um breve contato com o público
Durante carreata da Acil, Valdenir Paz pode ter um breve contato com o público | Foto: Divulgação/Lunartty Souta/ACIL

No Royal Plaza Shopping, o veterano Valdenir Paz, barba original, mantêm vivo o espírito natalino. Com 36 anos de experiência na condução do trenó, Paz dessa vez não está presente no shopping. A decoração natalina ganhou um totem em primeiro plano e com muita simpatia, o protagonista estabelece um diálogo com os visitantes e quer saber do bom comportamento, dos sonhos e desejos. Ao final, sintonizado com a tecnologia, avisa seu ouvinte que é possível fazer uma selfie e registrar o encontro. A sincronia é perfeita. Para a estudante Natália da Silva Ribeiro, 11 anos, a ação é válida. "Ah, melhor do que nada. É simpático, comenta". Diante do Papai Noel, Matheus Floriano, seis anos, ainda fica tímido. Uma mistura de encanto e estranhamento deixam o menino sem jeito, mas a irmã Gabrielly Floriano, 13 anos, conta que a família persiste na fantasia. Ainda nas vésperas do Natal, Paz teve a oportunidade de acenar para as pessoas e vestir a fantasia que tanto ama. Ele foi a estrela da carreata da Acil e que percorreu toda a cidade. Uma emoção diferente, mas não menos contagiante para ele e para quem prestigiou o evento pré-natalino.

Chamada de vídeo 'direto do Polo Norte'

Um cenário de sonhos foi montado no Catuí Shopping  onde Papai Noel também atende por vídeo
Um cenário de sonhos foi montado no Catuí Shopping onde Papai Noel também atende por vídeo | Foto: Gabriel Teixeira/ Divulgação

No Catuaí Shopping, o Papai Noel dessa vez, por estar no grupo de risco, interage de sua casa, está em home office. Quem quiser conversar ao vivo com ele direto da Praça de Eventos do Catuaí Shopping , pode acessar este link para agendar horário. Os atendimentos vão até esta quinta-feira (24) e serão realizados sempre das 14h às 20h. O Noel tem pausa diária para descanso entre 17h e 17h30. No dia 24, em razão da preparação de sua ceia natalina, ele pediu para encerrar o home office mais cedo e o horário então para este dia será das 12h às 15h e das 15h30 às 18h.

Desde o dia 1º de dezembro o bom velhinho está atendendo as crianças ao vivo por meio de uma grande tela instalada na Praça de Eventos do shopping e de forma remota, por meio do aplicativo Zoom, ele também conversa ao vivo com quem ainda não pode visitar o centro de compras. A professora Marcia Karlowski da Silva Oliveira é uma das mães que optou pela chama de vídeo em casa. “Minha filha de 5 anos ficou muito feliz, foi a primeira vez que o Papai Noel ligou para ela. Meu menino de 2 anos infelizmente estava dormindo. Foi muito importante para ela, pois este ano com a pandemia não a levaríamos ao shopping para vê-lo. Foi uma experiência única e significativa neste momento de isolamento que estamos vivendo”, detalha.

.
. | Foto: iStock

Quem também pode viver esse momento de encantamento proporcionado pela ligação do Noel foram as crianças da AFEL – Associação das Famílias Especiais de Londrina. A gerente de marketing da instituição, Michelle Berbert, agendou uma chamada de vídeo com as crianças da associação na última quarta-feira (16) e a felicidade da garotada foi de emocionar. “Conversar com o Noel tem sido motivo de alegria pra muita gente em um ano tão duro. A iniciativa do Catuaí trouxe esse momento mágico para dentro das nossas casas”, conta Berbert. Cerca de 15 famílias participaram da chamada de vídeo com o Noel, que sempre muito solícito, anotou todos os pedidos das crianças e prometeu: na noite de Natal ninguém vai ficar sem o presente escolhido.

No Boulevard Londrina Shopping, a interação também atraiu crianças e adultos, que tiveram acesso ao WhatsApp do Noel. Com um menu de opções, é possível receber vídeos e mensagens personalizadas, histórias e curiosidades sobre a vida do Papai Noel e se emocionar com esse momento em que a tecnologia aproxima as pessoas. Para falar com o Papai Noel ligue para (11) 96365-0507.