A UEL (Universidade Estadual de Londrina) possui cursos de diversas áreas, que se destacam pela sua qualidade. Entre tais cursos, temos o de RP (Relações Públicas), sendo uma entre as 78 universidades do Brasil que possuem este curso, além de ser a única universidade estadual do Paraná com aulas de Relações Públicas. O curso completa 50 anos neste ano e, para comemorar, docentes e discentes se uniram para realizar um evento, relembrando as cinco décadas de história.

O evento está sendo coordenado por alunos da turma do 2°ano noturno, com a supervisão da professora Marlene Royer. Giulia Bapstella Bruno, uma das alunas coordenadoras da cerimônia conta que a princípio, o evento surgiu como “parte da nossa disciplina de Eventos, onde colocamos em prática tudo o que aprendemos em sala, com a intenção de continuar as comemorações dos 50 anos do curso e abrir a Jornada de Relações Públicas, que é quando os alunos tem uma semana toda de apresentação de TCCs. Decidimos trazer a temática das trajetórias dos profissionais da área e principalmente dos formados e alunos da UEL”.

Margarida Maria Krohling Kunsch dá entrevista para os professores Pedro Cremonez e Marcielly Moresco
Margarida Maria Krohling Kunsch dá entrevista para os professores Pedro Cremonez e Marcielly Moresco | Foto: Divulgação/ RP UEL

Mas você sabe o que uma pessoa formada em Relações Públicas faz? O profissional desta área “trabalha na aproximação entre a sociedade em seus diversos públicos e segmentações com a própria organização. Além disso, também se preocupam com a reputação da organização dentro do cenário do mercado, obtendo o reconhecimento dos públicos. Desta forma, o curso de RP prepara o aluno para integrar o cenário organizacional com a criação de pontes de relacionamento e diálogo entre os públicos impactados pelas organizações”, explica o professor Pedro Henrique Cremonez Rosa.

Relações Públicas é importante para as empresas que contratam os serviços deste meio, porém, também tem grande impacto na vida dos próprios profissionais. Um exemplo disso é a professora Zilda Aparecida Freitas de Andrade; “a minha vida está muito vinculada ao curso de Relações Públicas. Eu me mudei para Londrina quando fui aprovada no vestibular, depois de graduada, eu atuei no mercado por um ano e meio e depois, logo já comecei a dar aula como professora temporária. A minha trajetória profissional está diretamente ligada ao curso de Relações Públicas, assim como a minha vida”.

Zilda Andrade leciona na UEL há 28 anos
Zilda Andrade leciona na UEL há 28 anos | Foto: Arquivo Pessoal / Zilda Andrade

Andrade está há 28 anos na UEL como docente, assim como ela, muitos outros profissionais de Relações Públicas atuam na área há décadas e a ideia do evento é destacar alguns destes nomes e suas histórias. “Os objetivos do evento são comemorar os 50 anos do curso de Relações Públicas, discutir a profissão, assim como seus desafios e as oportunidades do mercado. Além disso, registrar o trabalho desenvolvido por diversas pessoas que passaram pelo curso, destacando também a relevância de docentes, servidores e também discentes que fortaleceram o curso nesta relação com seus 50 anos”, conta ela.

O evento conta com a presença de pesquisadores e profissionais de grande renome na área, como a professora doutora Margarida Maria Krohling Kunsch, reconhecida autora de livros no âmbito de Comunicação Organizacional e Relações Públicas em território nacional, além de outros profissionais. A cerimônia acontece nesta segunda-feira, dia 6, às 19h, no anfiteatro do CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados) e é aberta ao público.

Imagem ilustrativa da imagem Meio Século de Relações Públicas na UEL
| Foto: Divulgação / Relações Públicas - UEL

* supervisão de Patrícia Maria Alves (editora).