Os eleitores que possuem pendências com a Justiça Eleitoral ou os jovens que pretendem tirar o título de eleitor têm até quarta-feira (8) para procurar o fórum eleitoral. A data é limite para quem precisa requerer diversos serviços, como cadastramento de dados biométricos, emissão de primeira via do título de eleitor, alteração e regularização cadastral. A partir de 9 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização da logística de votação das Eleições 2024.

A FOLHA esteve no Fórum Eleitoral de Londrina neste domingo (5), durante o plantão de atendimento, e entrevistou alguns londrinenses que aproveitaram a oportunidade como Sanção Ramos de Almeida e os irmãos Kauã Felipe e Laura Vitória Martins. Sanção, por exemplo, aproveitou o último plantão antes do prazo final para transferir seu domicílio eleitoral, demonstrando consciência sobre a importância do seu papel cívico. Já os jovens Kauã e Laura, acompanhados da mãe, também compreenderam a relevância do ato ao tirarem seus primeiros títulos eleitorais.

Nas eleições municipais, a proximidade entre os candidatos e os cidadãos é uma característica marcante. Muitas vezes, os representantes são dos próprios bairros, das comunidades locais ou dos distritos rurais dos eleitores. Isso significa que as decisões políticas têm um impacto direto na vida cotidiana das pessoas. Ao participar ativamente do processo eleitoral, os cidadãos têm a oportunidade de escolher representantes que compreendam e atendam às necessidades específicas de suas comunidades.

O grande objetivo da Justiça Eleitoral é aumentar ao máximo a participação popular, uma vez que a abstenção é ruim para o processo democrático, pois acarreta na perda de representatividade. Quanto menos pessoas participam, menos diversificada e legítima será a voz da população representada. Cada voto é importante e tem o poder de influenciar o resultado de uma eleição. Ao se abster, desperdiça-se essa oportunidade de contribuir para a escolha de representantes e para a definição de políticas que afetam a vida de todos.

Uma eleição esvaziada também contribui para o fortalecimento de extremos. A abstenção pode favorecer extremos e grupos políticos mais radicais, que muitas vezes têm uma base mais fiel de eleitores. Isso pode levar a um desequilíbrio político.

Então, você que completará 16 anos antes de 6 de outubro, ou que tem alguma pendência a resolver, procure a Justiça Eleitoral para poder exercer sua cidadania, A democracia depende da participação ativa de todos os cidadãos.

Obrigado por ler a FOLHA!